segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Relatório Iberê / Jockey

No dia 14 de outubro fizemos junto dos professores da cadeira de Maquetes a saída
á  Fundação Iberê Camargo e ao Jockey Club. 
Iniciamos nosso percurso na Fundação Iberê logo na entrada nos deparamos com um enorme  átrio com suas formas circulares e ortogonais bem definidas. Após disto começamos o trajeto arquitetônico pelo Iberê (pois a mediadora nos explicou que haviam dois caminhos possíveis a fazer: o da exposição e o apropriado para apreciarmos a arquitetura do local - indicado pelo próprio Álvaro Siza). Fomos para a parte do subsolo onde vimos o auditório, a biblioteca, as câmaras de gás e a oficina.


 No auditorio o professor e a mediadora nos chamaram atenção para vários detalhes de acabamento nas quais são vitais para a arquitetura do Siza. Outra qualidade dos projetos do Siza é a versatilidade que ele tem de causar efeitos: nas suas muitas rampas, zenitais e ate mesmo em cadeiras  em um auditório. 

Ar condicionado "escondido" em baixo das poltronas que dão vida a sala: 



Zenitais que clareiam os caminhos:





Uma questão que me deixou intrigada em relação ao projeto é o local na qual esta inserido pelo o que a mediadora colocou para nós Alvaro Siza não queria que os visitantes perdessem o "foco" da exposição com a maravilhosa vista que temos com do Guaíba e que estes se concentrassem na exposição porém me pergunto o porquê de colocar uma obra que valoriza o interno e faz poucas aberturas para a vista mais privilegiadas da cidade?


Nos foi explicado a respeito das claraboias que na maioria do tempo emitem luz artificial para não deteriorar as exposições. E também o sistema de arrefecimento que é feito pelas paredes para deixar o ambiente na temperatura certa para as obras com a ajuda doar condicionado é claro.
.




Logo demos uma volta pela garagem que fica subsolo e é impossível deixar de notar o sistema de troca de ar dentro deste, que é necessário pela emissão de CO2 que é emitido pelos carros dentro de um lugar fechado, sistema que todas as garagens deveriam possuir.



Ao falar do Jockey Club a primeira coisa que nos vem a cabeção são as grandes lages em balanço e um jogo de contra-peso, tenções e distribuição de peso em pilares duplos dispostos dentro do edifício. Antes de entrarmos tivemos uma "aulinha" explicativa a respeito do sistema construtivo do Jockey.


Uma coisa muito interessante de se ver são as lages em balanço:

 Os pilares duplos:

E é isso. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário